quinta-feira, 20 de março de 2008

Mas onde fica Finisterra?



Infelizmente, não achei na net uma boa reprodução colorida do mapa acima. Pra quem não sabe, Johan Ruysch foi um cartográfo (e mais um zilhão de coisas diferentes) do século XVI e é famoso por ter executado o segundo mapa impresso em que aparece a América (mais ou menos)... O tal mapa aparece em edições da Geografia do Ptolomeu complementando as demais 'tabulas' que representavam o mundo conforme descrito pelo geográfo grego (que morreu no século II d.C.).


A BN do Rio tem um fac-símile, uma cópia do século XIX, na coleção do Imperador - com a qual eu trabalho. E foi por esse fac-símile que eu me interessei pelo mapa em si e resolvi que vou adotá-lo como a visão gráfica do mundo que envolve Finisterra.










Aqui do lado, o que seria o Brasil - a Terra Sancte Crucis 'Terra de Santa Cruz'. Esse nome VAI rodar no livro, por que a cruz não tem o mesmo significado nesse universo. Não consegui pegar o detalhe em que a aparece a Terra Papagali, uma ilha no Atlântico, que vai ter um grande papel no desenrolar da viagem.











Mas enfim, o título do post é 'onde fica Finisterra?'




Longe, muito longe, da Ibéria Lusitana...

Eu devo pedir em breve uma cópia digitalizada do mapa da BN que é bem mais simplificado... e vou trabalhar em transformá-lo. Valhei-me, são Photoshop!
Links sobre o Ruysch e seu belo mapa:

6 comentários:

Antonio Luiz M. C. Costa disse...

Tem uma imagem um pouco maior desse mapa (em preto e branco) em

http://www.nlr.ru/exib/holland/img/ruish.jpg

Antonio Luiz M. C. Costa disse...

A wikipédie em francês tem um verbete mais detalhado sobre esse mapa:

http://fr.wikipedia.org/wiki/Planisph%C3%A8re_de_Ruysch

tibor disse...

Mapas antigos sempre exerceram especial fascínio em mim. Adoro analisá-los.

Unknown disse...

Olá Ana,
Sou escritor iniciante e estou em vias de publiar meu primeiro trabalho. Postei recentemente a sinopse final do meu primeiro livro, Lordes de Thargor — O Vale de Eldor, e vim convidá-lo a conhecer esta história e um pouco mais sobre o meu trabalho. A sinopse completa está em www.lordesdethargor.com.
Espero sua visita.
Grande abraço.

Tsu disse...

Já fui pra Finisterre uma vez...no oeste da Espanha

Leandro Reis disse...

Interessante. Sei lá se foi falta de atenção, ou se o nome "Finisterra" tem jeitão de livro já publicado. Mas eu nunca associei o nome à você.

Bem, vou dar uma olhada em volta se me permite.

Achei muito legal você usar este mapa.

Só fiquei numa dúvida: A idéia toda surgiu do mapa, ou ele complementou o cenário?

[]´s