terça-feira, 4 de março de 2008

E. Gary Gigax (1938 - 2008)

Eu deveria falar hoje mais um pouco de 'Finisterra'. Responder comentários do post sobre Pero, contar que o segundo capítulo ruma à sua conclusão e etc.

Só que hoje não dá.

Hoje faleceu o co-criador do Dungeons and Dragons, o primeiro 'role playing game' de fato e direito do mundo; e eu mesma fiquei surpresa com o quão triste fiquei. Não fui, como muitos amigos e colegas, apresentada ao mundo da literatura fantástica pelo D&D. Não não. Quando começei a jogar, já tinha lido Tolkien, MZB, Walter Scott, Garcia Marquez, Asimov e mais alguns. O D&D não me incentivou a ler, hábito que tenho desde antes de ser alfabetizada, inventando histórias para gravuras em um livro. O RPG não me apresentou a mundos fantásticos e desconhecidos (bem, não de ínicio...).

Mas foi mestrando AD&D sábados a fio aos meus quinze anos que descobri o que queria realmente ser. O jogo criado por Gigax e seu amigo, Dave Arneson, mostrou-me o prazer de contar histórias. Sim, foi mestrando AD&D que eu me convenci a ser escritora.

As longas horas entretendo colegas no corredor do prédio, fazendo com que eles enfrentassem ameaças e interagissem com personagens misteriosos, tendo o cuidado para que todos se divertissem, me ensinaram como pode ser boa a sensação de tecer um mundo fantástico e trazer os outros para se divertirem nele. Não esqueço uma sessão de Ravenloft de madrugada, em que os próprios jogadores me pediram que parasse. Motivo? Estavam realmente assustados com os caminhos do jogo.

Se hoje insisto em tentar essa carreira, em parte... em GRANDE parte devo isso ao jogo que ele criou.

Que o Primeiro Dungeon Master descanse em paz.

Um comentário:

Zander Catta Preta disse...

Eu ainda não me recobrei. Estou bem triste.